Fougasse Provençale
sexta-feira maio 28th 2010, 19:17

Aqui está outro pão “parente da pizza”.

A fougasse é um tipo de pão genericamente conhecido na Europa com nomes parecidos (assim como a focaccia italiana), sua origem remonta à Antiguidade Clássica. Este pão pertence essencialmente à costa norte do Mediterrâneo, compreendendo principalmente sul da França e Italia.

Na roma antiga panis focacius significava um pão chato, cozido nas cinzas, ou diretamente no centro do fogo, (foco significa coração, miolo, centro) daí surgiu o termo focacia, focaccia em italiano moderno, fougasse no sul da França e fouasse no norte da França onde se tornou um ítem de luxo na dieta até o final da Idade Média.

A fouasse poderia ser como em Amiens, um pão branco simples, ou poderia ser enriquecida como na Provence (com bacon e tomilho, originalmente modelada em formatos orgânicos) esse “enriquecimento” fez da fougasse um pão tão diferente do pão comum, que pelo menos em um lugar escapou de ser taxado pelo imposto de pães.

A focaccia/fougasse/fouasse durante muitos séculos esteve associada ao Natal e a Epifania. No contexto italiano uma coisa seria óbvia; que a adição de coberturas para a focaccia logo se tornaria uma espécie de pizza. No entanto a focaccia italiana se ramificou tanto, e em várias direções, que doces e salgadas surgiram novas leituras como a fitascetta (pão redondo ou rosca, coberta com cebolas) a Lombardia, a toscana stiacciata (espécie de pão doce achatado, coberto com açúcar de confeiteiro, servido largamente no carnaval) e a schiacciata (tipo de focaccia coberta com uvas, também pode ser apresentada como torta) da Emília.

A que apresento é uma clássica fougasse provençale (portanto da região da Provence) coberta com bacon frito e tomilho.

Fougasse Provençale

  • 500 g de farinha de trigo
  • 10 g de fermento biológico fresco (ou 3 gr do seco)
  • 60 g de manteiga integral sem sal
  • 275 ml de água mineral
  • 7 g de sal
  • 150 g de bacon em cubos pequenos
  • tomilho q.b
  • azeite

Proceda utilizando o método direto. Disponha a massa em uma tigela levemente untada com azeite e coberta com pano por cerca de 1 hora. Divida a massa em duas partes iguais, abra com as mãos em formato irregular e com auxílio de uma faca afiada, faça cortes pela massa, dando desenho de uma folha. Transfira a massa para uma assadeira untada com azeite, e deixe fermentar por cerca de 1 e 1/2 hora. Pincele a superfície da fougasse com azeite, e disponha os cubinhos de bacon fritos levemente dourados e o tomilho. Asse em forno alto por cerca de 20 minutos.

Espero que gostem!

Poderão se interessar também por:




8 Comentários so far

Leave a comment

Ai que delícia hein prof, vamos fazer isso no Senac?

Comentário por Ana Paula 05.29.10 @ 0:51

*-* ainnn tomilho e bacon, isso nun deve prestar!!! Vou fazer hj. Bjo Dee.

Comentário por Karina 05.29.10 @ 0:53

Fala professor, queria ter provado essa fougasse hein! Não consegui levar a minha pra casa :( Flw aew

Comentário por Luis Paulo 05.29.10 @ 18:44

Legal em Di esse Pãoo! Me deu Vontade agora!

Parabens pelo Blog cada dia melhor!

Comentário por ThiGatinho 05.30.10 @ 17:11

Grande diego! sensacional, eu com certeza , se tivesse a oportunidade, seria seu aluno! parabéns.!

Comentário por João 05.31.10 @ 17:12

Diego, repito, vc consegue juntar duas coisas maravilhosas e fundamentais na minha vida: boa comida e cultura !!!!! Espetacular seu trabalho. Sucesso !!!!!!

Comentário por Carla 05.31.10 @ 19:01

[...] Fougasse Provençale Deixe um comentário Nenhum Comentário so far Leave a comment Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URI Deixe um comentário [...]

Pingback por ThinkFood 06.30.10 @ 2:09

[...] Fougasse Provençale [...]

Pingback por ThinkFood 07.10.10 @ 0:37

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URI


Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)