Theobroma cacao
quinta-feira fevereiro 09th 2012, 23:48
Arquivado em: Confeitaria, Iguarias |

O cacau é fruto do cacaueiro (theobroma cacao), uma “pequena árvore” (4 à 8 m) natural das florestas densas da América.  É com suas sementes que são fabricados o mais notório item da doçaria contemporânea: o chocolate!

O cacau, ou vagem de cacau é ovóide, mede cerca de 20 – 30 cm de comprimento e aproximadamente 10 – 14 cm de largura, durante a fase de maturação passa da coloração amarela à laranja e pode chegar a pesar cerca de 550g.

Em seu interior abriga aproximadamente 40 sementes, chamadas de feijões ou bagos. Estas sementes são envoltas por uma fina camada branca (polpa) que na Bahia [ bem como em outras regiões das Américas] , é empregada no preparo do suco de cacau.

O núcleo dos bagos são espécies de “castanhas”  [a.k.a cocoa nibs] de coloração marrom escuro (tabaco), principal ingrediente do chocolate, cada semente contém uma quantidade significativa de gordura (40 – 50% – manteiga de cacau), além de seu constituinte ativo mais notável: a teobromina, um composto semelhante à cafeína.

A etimologia do nome cientifico Theobroma vêm do grego θεοβρῶμα, que significa “alimento dos deuses”. Cacau por sua vez deriva de línguas indígenas mesoamericanas como o maia clássico, língua tseltal, e quiché, kakaw –  ou do Nahuatl  cacahuatl aprendido pelos espanhóis na ocasião do descobrimento.

Sabe-se que os maias utilizavam o cacau no preparo de diversas bebidas de consumo diário, bem como outros preparos para fins religiosos à mais de 4 mil anos atrás.

Existem várias misturas de cacau descritas em textos antigos, para cerimoniais, usos medicinais, bem como fins culinários, quase todas onde devesse ser misturado à itens como milho, pimenta, água, baunilha, mel etc.

Na ocasião do descobrimento das Américas por Colombo, o cacau não fora “devidamente apreciado” por tratar de misturas exóticas envolvendo sabores amargos, picantes e doces sem um “equilíbrio Gastronomico”.

Cortez, alguns anos depois, infiltrado na realeza maia (por ter sido confundido com um ícone religioso), nota a quantidade enorme de cacau consumida pelo imperador e resolve introduzi-lo à corte espanhola em 1544.

Dentro do século seguinte a demanda pelo cacau cresceria vertiginosamente a ponto de fazer com que as metrópoles introduzissem o cultivo do fruto em suas colônias. Primeiro foram os franceses no Caribe, e posteriormente a Espanha nas Filipinas.

Atualmente o Brasil é o 5º maior produtor de cacau, exportando para países como Suíça e Bélgica que detém fama de produzirem os melhores chocolates do mundo.




5 Comentários so far

Leave a comment

Lindas fotos.

O cacau é uma das frutas mais interessantes de todas. Gosto e aprecio muito! Particularmente, a essência de cacau utilizada em perfumes é o meu cheiro preferido. Cacau e Vetiver! =)

Sempre muito completo seu blog, chef!

Parabéns!

Grande abraço

Comentário por Caio 02.09.12 @ 23:58

Uma vez eu fui a Ilheus, e lá conheci uma fazenda de cacau, é impressionante o que eles aproveitam do cacau! Simplesmente tudo!!! Com a casca eles fazem artesanato, pequenos vazos e compotas! E com o interior fazem até suco, e olha que suco de cacau é bom!! A aparencia é de suco de caju, mas o gosto é muito melhor!!! Fiquei tão empolgado que trouxe 2 cacaus na mala e um saco com 1 Kg de sementes na expectativa de fazer chocolate, pois como visto lá, o processo de fabricação do chocolate parecia bem simples, mas acreditem… NÃO É! Minha cozinha ficou uma bagunça, e o chocolate ficou com uma consistencia terrivel, fora o gosto de queimado!

Muito legal a materia Diego! Achei que você tinha sumido, não te vemos desde dezembro!!

Abraços!!

Comentário por Nickolas 02.10.12 @ 16:20

Nick, estava sumido pois o trabalho exige um bocado, e infelismente não consegui dar muita atenção ao blog.

Contudo, estarei mais disponível este ano!

Esse cacau é de Ilheús, minha chefe me trouxe como um dos souvenirs de viajem!

Comentário por Diego Barreto 02.10.12 @ 17:46

Santo Cacau! Amo chocolate e quando estive no sertão da Bahia fui viciada no suco de cacau com leite.
Amei o texto… Não some mais tanto tempo!

Comentário por Priscila 02.15.12 @ 22:52

no passado distante, fui muito à recife de carro (rio>recife, 3 looongos dias de viagem…)e sempre passava por umas imensas plantações de cacau na bahia. na época da colheita o cheiro era forte, doce, mas não lembrava a chocolate, e sim a uma fruta bastante madura, quase acre. adorei a aula, abs e não fique muito tempo sem blogar.

Comentário por wair 02.21.12 @ 18:20

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URI


Deixe um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)