Sorvete Caseiro Simples | Receita Passo a Passo

Depois de muitas receitas de sorvete, finalmente sintetizo um tutorial ilustrado sobre como fazer um sorvete caseiro simples e excepcional em casa, usando basicamente apenas uma batedeira potente e algumas panelas.

Ingredientes para fazer sorvete caseiro (baunilha)

  • 500 g de creme de leite fresco;
  • 350 ml de leite integral;
  • 200 gr de açúcar refinado;
  • 1/2 fava de baunilha; (ou 1 colher de sopa de essência)
  • 4 gemas peneiradas;
  • 2 colheres de leite em pó;
  • 1/2 colher de chá de liga neutra;
  • 1/2 colher de chá de emulsificante para sorvete;
  • 50 gr de gordura vegetal hidrogenada ou manteiga;
  • 1 pitada de sal.

Modo de Preparo

Modo de preparo

1. Numa panela misture o creme de leite, leite, açúcar, baunilha e manteiga.

Lembrando que a fava deve ser cortada ao meio, e raspada com as costas de uma faca. Utiliza-se somente as sementes.

Fava de baunilha cortada ao meio

A casca pode ser adicionada na essência ou em um pote de açúcar para aromatiza-lo tornando algo próximo do açúcar de vanille.

2. Leve a mistura ao fogo até que atinja fervura. Enquanto isso…

Mistura Separada

3. Misture as gemas com o leite em pó e a liga neutra.

Misture ao atingir fervura

4. Quando o a mistura atingir fervura, despeje 1/3 dela nas gemas e misture vigorosamente. (Esse processo se chama temperaragem das gemas)

Volte a mistura

5. Volte a mistura de gemas para a panela e leve ao fogo baixo mexendo cuidadosamente por toda a panela, pra evitar formação de grumos.

Essa etapa deve durar no máximo 5 minutos, a mistura não pode levantar fervura nem deve cozinhar demais o que causaria a quebra das gemas (talhar).

Ponto certo de cozimento

6. O ponto de cozimento ideal é quando o creme tomar uma consistencia levemente encorpada.

Pode ser feito um teste simples passando o dedo pela colher , quando a marca do dedo ficar na colher significa que o creme está no ponto correto. Por fim adicione o emulfificante e o sal.

Agora seria a hora de adicionar o saborizador caso queira. Cacau, saborizadores artificiais para sorvete, puré de frutas são boas opções. Resfrie.

Após o creme anglaise ter esfriado completamente, podemos iniciar o processo de congelamento do sorvete.

Quem tiver maquina de sorvete apenas siga as instruções de sua maquina.

Quem for fazer na batedeira, deverá congelar o créme anglaise por cerca de 5 horas ou até que ele esteja parcialmente congelado (0 centro do recipiente deve estar com o creme ainda mole).

Assim que estiver congelado, retiramos do freezer e começamos a bater na batedeira em velocidade alta por cerca de 10 minutos.

O sorvete vai começar a derreter, e aos poucos vai ganhar um certo volume.

Quando estiver com uma aparência macia, torne a congelar. Repita o processo outras 2 ou 3 vezes. Está pronto seu sorvete de alta qualidade!

Segredo de como fazer sorvete caseiro

A história do sorvete, malemá todos sabemos; os chineses um belo dia juntaram neve com frutas e mel e descobriram essa delícia que ameniza nossos dias de calor descomunal.

Na Europa o sorvete é largamente consumido mesmo no inverno, aqui no Brasil esse costume ainda é pouco praticado. Eu confesso que faço sorvete o ano todo, porém não com a mesma freqüência com que faço nessa época.

A base dos sorvetes com “base de leite” é na verdade (ou pelo menos deveria ser) um créme anglaise (creme inglês), que sozinho e ao fim do processo se torna um sorvete de baunilha.

No creme inglês pode-se adicionar inúmeros aromatizantes seja naturais ou não afim de obter o sabor desejado.

Resumindo, a base do sorvete pode dar origem a centenas senão milhares de sorvetes diferentes.

Por exemplo, os sorvetes que estão aqui no ThinkFood, a maioria foi feito com essa base, um acrescido de biscoito Oreo tornando se o Oreo cream n’cookie icecream; em outro, um aromatizante industrializado resultando no sorvete de pistache; ainda acrescentei café e cacau em pó no creme inglês e fiz um Java chip frappuccino icecream.

Como fazer o sorvete ficar cremoso

Algumas coisas precisam ser esclarecidas acerca do preparo do sorvete, uma delas é o porquê o sorvete não é totalmente congelado.

Um alimento só completa o processo de congelamento quando toda sua água passa do estado liquido para o solido.

No sorvete esperamos que isso não aconteça pois resultaria num sorvete-pedra, com textura dura. Pra evitar o completo congelamento, existem algumas maneiras:

Adição de açúcar, pois o açúcar dificulta o congelamento de um liquido. Uma geléia por exemplo, onde a porcentagem de açúcar é bastante alta nunca congelará totalmente.

Adição de gordura, assim como o açúcar a gordura também não congela totalmente, mantendo ainda sua maciez característica, caso da margarina, manteiga, gorduras vegetais etc.

Aditivos químicos, como a liga neutra para sorvete, que ajuda a evitar a formação de cristais de gelo muito grandes o quê deixaria o sorvete com uma textura desagradável.

Emulsificante e Liga Neutra
Emulsificante e Liga Neutra

Há também o emulsificante, que como o nome já diz costuma emulsionar o sorvete tornando homogêneo e evitando que haja quebra da emulsão enquanto o sorvete derrete.

Receita para e ter um sorvete caseiro ficar excepcional

Outro fator importante para se obter um sorvete de qualidade excepcional, é sem duvida escolher ingredientes de qualidade, dentre eles ressaltaria dois dos quais considero primordiais: creme de leite fresco e baunilha.

O creme de leite deve ser fresco e de boa qualidade, o que encontramos no mercado contem cerca de 35% de gordura, é uma quantidade bacana pro preparo de sorvetes.

Um tempo atrás foi lançado um substituto ao creme fresco, o chamado creme culinário que vem em tetrapack de 1 litro e custa metade do preço de uma garrafinha de 500g de creme de leite fresco.

A substituição pode ser feita sem perder muita qualidade do produto final.

Fava de baunilha

Alem do creme de leite, devemos dar atenção especial a baunilha.

Eu sempre utilizo fava de baunilha pra fazer sorvete porem, por ser um produto difícil de encontrar em algumas regiões, recomendo fazer uso de uma boa essência de baunilha.

No entanto é fácil de conseguir alguma essência de qualidade por um preço relativamente baixo.

Gostou? Deixe o seu comentário do que achou!


Diego B. | Think Food

Aqui nesse espaço vou compartilhar deliciosas receitas fáceis e rápidas, podendo faze-las sem enrolação e saborear com quem você mais ama. Para saber mais sobre mim ou entrar em contato.

Deixe um comentário