Sorvete de Hibisco | Receita de Helado de Jamaica (Hibisco)

Rendimento

Receitas para 2 porções

Tempo

Aproximadamente 30 minutos

Ingredientes do Sorvete de Hibisco – Helado de Jamaica

  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 500 ml de leite integral
  • 150 g de açúcar
  • 1 cm de canela em pau
  • 2 cravos
  • 1 anis estrelado
  • 2 colheres cheias de hibisco seco
  • 5 g de liga neutra
  • 10 g de emulsificante

Modo de Preparo

  1. Ferva a mistura de creme de leite, leite, e açúcar.
  2. Desligue o fogo, junte a canela, cravo, anis e o hibisco.
  3. Tampe e deixe em infusão por 15 minutos. Coe.
  4. Com a mistura ainda morna, dissolva o emulsificante e a liga neutra.
  5. Congele o sorvete em máquina de acordo com as instruções do fabricante; ou pelo método da batedeira.

O que é o Helado de Jamaica? (Sorvete de Hibisco)

O título não faz alusão a nenhum sorvete metido com THC’s.

O nome de batismo desse sorvete deriva de Água de Jamaica, uma bebida gelada (quando quente chama-se “chá” de hibisco) feita a partir do cálice da flor do Hibiscus sabdariffa.

Essa espécie de hibisco, diferente das flores de jardins públicos, são comestíveis. Quando frescas, servem para geléias, compotas e afins.

Depois de desidratadas são a matéria prima da referida bebida, muito consumida em países da America Central, Africa e parte do Oriente Médio.

No Brasil é facil de encontrar, tanto o importado quanto o nacional produzido no interior de São Paulo. Popularmente é mais conhecida como diurético e “emagrecedor” do que pelo seu sabor extraordinário.

Em busca pela cidade, constatei enorme disparidade entre os preços de venda, algumas lojas de produtos naturais chegam a vender 50g do produto seco por $ 4,30. Na região central, comprei 250 g por $7.

Esquerda: hibisco seco nacional – Direita: hibisco importado

Atende também por vinagreira (Brasil), meshta (India), chayeh-torosh (Iran), karkade (Egito, Arabia), sorrel (Caribe e America Latina), flor de jamaica (México) roselle ou rosella (EUA e Canadá) entre outros.

A flor seca do hibisco possui antocianinos e flavonoides; tem ação estudada auxiliando em casos de hipertensão e infecções do trato urinário.

A água de Jamaica é uma bebida extremamente refrescante, de sabor peculiar e extraordinário, ficando entre um chá e um suco. Com uma acidez interessante e uma linda cor vermelha, a bebida pode ser preparada pela infusão de 1 punhado de hibisco seco em 1,5 l de água filtrada, deixando em repouso por 8-10 minutos. Canela em pau, cravo e anis podem ser somados à infusão a fim de complementar o aroma. Leve a geladeira e adoce como preferir.

O sorvete fica com sabor bem interessante, exótico, ácido com o sabor pungente e “quase tânico” que são característicos ao hibisco. Imagino não ser exatamente o tipo de sorvete que alguém gostaria de “se entupir”, adequando-se melhor a acompanhar alguma sobremesa mais discreta. Por exemplo tortas leves de ricota, pavlova, sobremesas com pâte à choux etc.

A cor, além de bonita é natural.

Sorvete de Hibisco – Helado de Jamaica

UPDATE – Segundo Kelly Higa, por meio de comentário:

“A colonia japonesa também consome. Chamada “pará-umê”, fazem conservas para comer com gohan.  Dizem que quando vieram para o Brasil e como não tinha umeboshi, substituíram por essa florzinha. É bem saborosa…”


Diego B. | Think Food

Aqui nesse espaço vou compartilhar deliciosas receitas fáceis e rápidas, podendo faze-las sem enrolação e saborear com quem você mais ama. Para saber mais sobre mim ou entrar em contato.

Deixe um comentário